Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Como desenhar um rosto

O primeiro passo será, delineamos a forma do rosto com as linhas básicas suficientes para compreender os pormenores da forma representada. Estas linhas deverão ser leves, de outra forma será difícil disfarça-las.
  No meu caso,  realizei o esboço com lápis de cor marca Prismacolor na cor Burnt Siena, já que esta cor disfarça-se muito bem neste tipo de papel. A seguir, começo a fazer sombras e dar volume ao rosto, muito suavemente, sem vincar o lápis.
  No entanto estas sombras deverão ser bem definidas
  De forma a começar a dar profundidade ao desenho, neste ponto, começo a dar cor aos olhos e a boca.
   Eles, nos ajudarão a perceber o conjunto e a decidir se é necessário dar mais intensidade as sombras.
  Apesar do tamanho pequeno dos olhos e dos lábios em comparação com o conjunto, eu presto especial atenção a eles  e dedico tempo a misturar tons de forma a garantir o realismo.
  Para os olhos por exemplo, utilizei pelo menos 7 tons de azul e verde e para os lábios 3 ou 4 tons diferentes de lápis de cor.

  Uma vez que tenho definida a forma do rosto, as sombras que definem as respetivas linhas de expressão e os olhos, passo a aplicar o pastel seco. O pastel será aplicado em camadas suaves e esbatidas com a mão ou com papel.
  Nesta fase, passo também a definir os pontos de luz e brilho, tanto no rosto como nos olhos. Como podem ver, na fotografia que acompanha este passo, o rosto já tem vida, só falta agora o cabelo e acessórios, neste caso a túnica.

  Neste ponto, começo a aplicar pastel a volta do rosto para dar forma ao cabelo, e as pregas do tecido.
  Todo este procedimento será feito aplicando o pastel seco diretamente sobre o papel e espalhando-o com os dedos.
Mediante a combinação de vários tons de pastel,   consigo o efeito de volume.
Para finalizar o desenho aplico  pontos de luz. Eles servem para ressaltar o brilho do cabelo, do tecido, da mão e do rosto.

Existem outros procedimentos, mas cada pessoa deverá descobri-los conforme avançam no processo de aprendizagem. Cada um deverá descobrir o seu próprio método e estilo… Este é o meu.!
No entanto uma coisa deverá ser sempre comum a todos os artistas independentemente dos seus métodos de trabalho, e isto é a observação minuciosa do que se pretende pintar.

Sem comentários:

Enviar um comentário